Família Olfativa
Conheça aqui a denominação para cada tipo de perfume, ou seja, sua Família Olfativa. Veja como elas de dividem e encontre a que mais combina com você.
* Cítrico
Cítrico Aromático: possui ingredientes como bergamota, mandarina, limão e laranja, enriquecido com notas aromáticas, entre elas alecrim, lavanda ou menta. Fresco e suave, pode ser usado a qualquer hora do dia.
* Floral
Floral Aquático:
Sua principal característica é a leveza e o frescor. O aroma floral ganha toque de notas marinhas e aquáticas, só percebidas quando o perfume evapora.
Floral Verde:
Notas verdes tornam o bouquet floral mais refrescante, com seu acento particular. São combinações que evocam o toque da relva ou da grama cortada.
Floral Amadeirado Musk:
Baseada em acordes florais, traz em sua composição ingredientes como madeiras nobres e o sensual musk, que aumenta a permanência na pele e garante uma estrutura mais encorpada às nuances florais.
Floral Aldeídico:
Ingredientes mais densos e encorpados realçam a combinação floral. Esta categoria de perfumes passou a existir a partir da criação do Chanel N°5, o primeiro perfume floral que trouxe em sua composição o aldeído, elemento sintético que tem poder de destacar o cheiro dos ingredientes naturais.
Floral Frutal:
Desde a década de 1990, as notas frutais não param de florescer e conferem aos perfumes florais um acorde refrescante e luminoso.
Floral Rosa Violeta:
Nesta combinação, destaque para os acentos de rosa e violeta, que oferecem um aroma delicado e aveludado.
Floral Flores Brancas:
Na sua composição há flores como jasmim, tuberosa, lírio, gardênia, muguet e flor de laranjeira. Dependendo da combinação, pode ser bem delicado ou bastante marcante e sensual.
* Oriental
Oriental Baunilha Frutal:
É conhecido por sua sensualidade e calor. Ingredientes ricos, como madeiras preciosas e resinas, são realçados pela baunilha e por um toque especial de frutas, que torna a fragrância bastante intensa.
Oriental Amadeirado:
Notas quentes e opulentas acentuam esse acorde sensual, que traz ingredientes como flores raras, especiarias e madeiras nobres, além do calor das essências do âmbar e do sândalo. Notas secas, como o cedro, também entram na composição. Sua característica mais persistente é o aroma amadeirado.
Oriental Baunilha Âmbar:
Tem a sofisticação do acorde oriental com nuances quentes e sensuais e acordes adocicados, que combinam notas de baunilha e âmbar.
Oriental Baunilha Amadeirado: Esta família tem ingredientes exóticos e madeiras nobres combinados com baunilha. De acorde encorpado, realça a sensualidade da fragrância e faz com que ela permaneça mais tempo na pele.
Oriental Especiado: Contempla o mistério das mil e uma noites. Especiarias como noz-moscada, cravo e canela, além de âmbar, resina e madeiras preciosas, evocam uma atmosfera inebriante, sensual e elegante.
Oriental Floral:
Essa família incorpora as tradicionais notas de base oriental, compostas por elementos doces e balsâmicos e é acompanhada por um toque de flores exóticas ou de especiarias.
Oriental Fougère:
Além de madeiras, resinas, especiarias e outros acordes mais intensos, esse perfume traz o frescor verde do fougère, composto de musgo de carvalho, lavanda e cumarina.
Oriental Amadeirado: Essa combinação leva ingredientes ricos, como resinas e enfatizados pela presença de notas opulentas de madeiras nobres, como vetiver, sândalo ou patchuli.
* Chipre
Chipre Floral:
Caracteriza-se pela combinação de musgo de carvalho e bergamota. Flores como rosa, muguet e jasmim, entre outras, são adicionadas à estrutura e mesclam requinte e distinção.
Chipre Frutal:
É resultado da combinação do acorde chipre, que se mistura maravilhosamente bem com frutas como pêssego e ameixa, além de flores. É uma família olfativa composta por ricos aromas.
Chipre Amadeirado:
Além do característico acorde chipre, que combina musgo de carvalho e bergamota, a fragrância é destacada por um toque amadeirado sofisticado.
* Amadeirado
Amadeirado Chipre:
Esses perfumes são caracterizados pela presença de notas cítricas de bergamota combinadas harmoniosamente com musgo de carvalho, patchuli ou outras madeiras nobres originárias da região mediterrânea. A nomenclatura chipre nasceu após François Coty criar 1917 o perfume de mesmo nome, por sua vez inspirado na homônima ilha Grega.
Amadeirado Floral:
Predominam as notas amadeiradas. Algumas flores, como violeta e frésia, também estão presentes e conferem uma característica muito especial e diferente aos perfumes dessa categoria.
Amadeirado Especiado:
Além das madeiras nobres, como o carvalho, as fragrâncias dessa família ainda contêm acordes marcantes de especiarias, como pimenta, noz-moscada, canela e cravo-da-índia.
Amadeirado Vetiver:
Muito masculino, os perfumes amadeirados e encorpados são realçados pelo toque seco e elegante do vetiver, combinado com notas aromáticas.
Amadeirado Frutal:
Trazem a riqueza dos acordes amadeirados, com um acento expressivo de frutas, em geral cítricas, que lhe dão agradável frescor.
Amadeirado Aromático:
Ainda que os acordes amadeirados sejam os principais dessa fragrância, ela também mistura ingredientes aromáticos como alecrim, sálvia e gengibre, que conferem refinamento e elegância.
* Aromático
Aromático Fougère:
As apreciadas notas aromáticas, que dão personalidade à fragrância, se mesclam com tradicional acorde fougère, caracterizado pela presença de ingredientes como lavanda, madeiras, cumarina, gerânio e musgo de carvalho.
Aromático Fresco:
Notas refrescantes como as flores brancas ou os ingredientes cítricos, como o limão e a tangerina, são adicionados a combinações aromáticas e conferem masculinidade aos perfumes dessa família olfativa.
Aromático Tônico:
Nessas fragrâncias, o acorde aromático predominante é misturado com ingredientes mais rústicos, que lembram o cheiro verde das matas e dos campos.
Aromático Aldeídico:
Aos ingredientes aromáticos desses perfumes é acrescentado um sintético chamado aldeído, que tem como principal característica realçar os aromas das essências naturais.
Fonte: Guia de Perfumes, L´officiel